No dia seguinte da realização de uma festa com pessoas aglomeradas e se abraçando na comemoração da reeleição do prefeito da capital, Bruno Covas (PSDB), inclusive com a presença do governador João Doria (PSDB) e outras lideranças políticas, o Governo do Estado de São Paulo anunciou nesta segunda-feira (30/11) o aumento de restrições para reuniões de pessoas em todas as cidades da Grande SP, incluindo o ABC, que volta à fase amarela do Plano São Paulo de Retomada da Economia.
Nesta classificação, está proibida a realização de eventos com pessoas em pé e funcionamento de estabelecimentos por, no máximo, 10 horas por dia. A nova regra também limita comércios a funcionarem somente até às 22h e com capacidade máxima de 40%da ocupação do local.

Doria argumentou que a mudança não tem a ver com a eleição e que a reclassificação já havia sido programada para hoje anteriormente. “Baseada em dados”, argumentou a secretária de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen.
A nova reclassificação só acontecerá no início de janeiro, mas o governo anunciou que o monitoramento da situação da pandemia será semanal.
Não sou contra as restrições, pois entendo necessárias, só não entendo o por quê não fez antes das eleições. Daqui a dois anos tem mais eleições Doria, nos vemos nas urnas.