CPTM inicia modernização da linha que atende o ABC com nova frota de trens e promete intervalos menores

CPTM inicia modernização da linha que atende o ABC com nova frota de trens e promete intervalos menores

Postado por: Minha Região ABC

Nesta quarta-feira (10), o Governador em exercício, Rodrigo Garcia, anunciou o começo da operação de doze trens modernos da série 7000 para a Linha 10-Turquesa da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), que beneficiam os moradores da região do ABC.

A frota renovada oferece a facilidade no embarque e desembarque, pois cada vagão dessas composições possui quatro portas. Nos vagões do trem antigo, eram apenas duas portas.

“É uma remodelação nas linhas da CPTM, que faz com que tenhamos um melhor aproveitamento dos trens, permitindo fazer a substituição integral dos trens da Linha 10-Turquesa da CPTM, que agora contará com trens mais modernos, com mais conforto para a população que se dirige do ABC até a capital”, comentou Rodrigo Garcia após realizar viagem da Estação Tamanduateí à Estação Brás, onde visitou o Centro de Controle Operacional (CCO), na presença também do Secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, e do Prefeito da Capital, Bruno Covas.

A Linha 10-Turquesa passa a contar com o total de 18 trens mais modernos operando na linha, sendo seis da série 7500 que já estavam em circulação. Os trens mais antigos vão para a reserva, de modo a serem usados em eventualidades.

Tecnologia

A comunicação da CPTM com os passageiros dentro do trem também ficou mais eficiente. Além de um sistema de som mais avançado tecnologicamente, cada vagão conta com monitores para mensagens visuais. O ar-condicionado dessa frota possui um sistema de distribuição melhor do que os antigos.

Outra novidade para os 390 mil passageiros que utilizam a linha diariamente é a retomada dos contratos de energia e sinalização neste semestre. A conclusão das obras possibilitará, segundo a CPTM, a redução do intervalo entre os trens. O Estado também prometeu reformas nas estações, que, segundo Garcia, devem ser concluídas até o fim de 2022.

Os passageiros da Linha 10 também devem ganhar outra estação de trem. A CPTM assinou convênio com a Prefeitura de Santo André para o desenvolvimento, em conjunto, dos projetos de implantação da estação Pirelli, que será construída entre as estações Prefeito Celso Daniel-Santo André e Capuava.

Todas as melhorias fazem parte do plano de mobilidade do Governo do Estado para a região do ABC anunciadas neste mÊs pelo governador João Doria.

Frota de reserva

As 12 composições modernas vão substituir as da série 2100, que serão mantidas como frota de reserva. Conhecidos como os trens espanhóis, eles foram os primeiros com ar-condicionado da CPTM.

Os veículos foram fabricados em 1974 na Espanha para realizar percursos de média e longa distância. Após doação do governo espanhol e reforma da CPTM, as composições entraram em operação em 1998 no território paulista.

0 1 303 10 julho, 2019 Minha Região, Minha Região Destaque, Regional julho 10, 2019

1 comment

  1. Maria Otilia

    Nova frota, essas composições foram muito utilizadas nos trens da zona leste, aí chegaram os novos lá, aí eles jogam para a nossa linha, infelizmente a Linha 10 que é um marco da ferrovia paulista (Santos a Jundiaí) é ignorada pela administraçõa da CPTM

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *