Dados mostram que aprendizado na rede estadual está ruim. Aluno do 9º ano tem conhecimento de 6º

Dados mostram que aprendizado na rede estadual está ruim. Aluno do 9º ano tem conhecimento de 6º

Postado por: Minha Região ABC

Dados do Saresp (Sistema de Avaliação e Rendimento Escolar do Estado de São Paulo) 2018, divulgados nesta terça-feira pela Secretaria Estadual da Educação, apontam que o índice de aprendizado em matemática dos alunos do 9º ano do ensino fundamental da rede estadual de São Paulo  está abaixo do esperado e é equivalente aos dos estudantes do 6º ano do mesmo ciclo.

Em Língua Portuguesa, os  os pontos alcançados de conhecimento pelos alunos na 3ª série do ensino médio era o esperado para o 9º ano do ensino fundamental. O resultado mostra que 45% dos alunos que finalizam a educação básica não conseguem realizar tarefas de leitura.

No 5º ano do Ensino Fundamental, o Saresp revela que 15,2% dos alunos têm conhecimento abaixo do básico em Matemática, e 7,2% em Língua Portuguesa. No 9º ano o desempenho em Matemática é ainda pior: 26,3% dos estudantes da rede têm proficiência abaixo do básico; em Língua Portuguesa, 14,2% estão neste mesmo patamar.

No Ensino Médio os indicadores são ainda mais alarmantes: em Matemática, 46,6% dos alunos da rede pública de São Paulo têm conhecimento abaixo do básico; em Língua Portuguesa 27,2% estão na escala mais baixa de proficiência.

As provas do Saresp que avaliam o conhecimento dos alunos nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática foram aplicadas nos dias 27 e 28 de novembro para mais de 1 milhão de estudantes.

Texto: Redação
Foto: Arquivo Agência Brasil

0 0 300 12 fevereiro, 2019 Minha Região, Minha Região Destaque, Regional fevereiro 12, 2019

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *