Em um mês, ABC fechou média de 53 vagas por dia na indústria

Em um mês, ABC fechou média de 53 vagas por dia na indústria

Postado por: Minha Região ABC

O reflexo da crise econômica no ABC é cada vez mais claro, principalmente para quem trabalha na indústria, que na região fechou média de 53 vagas de trabalho por dia no mês passado.

Pesquisa divulgada ontem pela Ciesp (Centro das Indústrias de São Paulo)/Fiesp (Federação das Indústrias de São Paulo) mostra que de junho para julho 1,6 mil trabalhadores do setor ficaram desempregados no ABC, número que representa queda de 0,87% no corpo fabril na comparação entre os dois últimos meses. Os dados são referentes as sete cidades.

No saldo anual, contabilizando de janeiro a julho deste ano, o ABC perdeu 10,7 mil postos de trabalho na indústria, registrando diminuição de 5,51% em relação aos sete primeiros meses de 2015.

Nos últimos 12 meses, de julho a julho, o acumulado é de 11,10% negativo, representando queda de aproximadamente 23 mil postos de trabalho em um ano.

Segundo a pesquisa, a queda no nível de emprego industrial no ABC em julho foi influenciado pelas variações negativas dos setores de veículos automotores e autopeças (-1,72%); produtos de metal, exceto máquinas e equipamentos (-1,97%); produtos de minerais não-metálicos (-0,53%) e no setor químico (-0,45%).

Futuro
A tendência é que o desemprego na indústria siga em alta nos próximos meses no ABC. Sinal disso foi a decisão tomada anteontem pela Mercedes-Benz de São Bernardo em paralisar a produção por tempo indeterminado e comunicar o desligamento de vários funcionários.

O número exato de demissões não foi confirmado pela montadora alemã, mas o excedente na produção estimado pela empresa é de 1,8 mil pessoas. Ao todo, a Mercedes possui 9,8 mil funcionários.

“Vamos ter mais desemprego ainda. Um quadro ainda ruim, mas com tendência de até o final do ano alcançarmos uma estabilidade”, analisa o diretor do Depecon (Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos) da Fiesp e do Ciesp, Paulo Francini.

Texto: Redação Minha Região ABC
Foto: Divulgação

0 0 662 17 agosto, 2016 Minha Região, Minha Região Destaque, Regional agosto 17, 2016

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *