Futuros GCMs de Rio Grande da Serra iniciam treinamento em Centro de Formação Regional

Futuros GCMs de Rio Grande da Serra iniciam treinamento em Centro de Formação Regional

Postado por: Minha Região ABC

O Centro Regional de Formação em Segurança Urbana do Grande ABC (CRFSU), mantido pelo Consórcio Intermunicipal Grande ABC,recebeu nesta terça-feira (28/5) a primeira turma de Guardas Civis Municipais (GCMs) da história de Rio Grande da Serra. Os agentes, que já tinham sido apresentados à população na segunda-feira (27/5), tiveram a primeira aula na sede do equipamento regional, em São Bernardo do Campo.

O treinamento deve durar cerca de quatro meses, com aulas no CRFSU. A grade curricular é de 720 horas e composta por 35 disciplinas teóricas e práticas, incluindo Administração Pública, Sistema Brasileiro de Segurança Pública, Direito Penal, Direitos Humanos, Segurança Escolar, Mediação de Conflitos, Libras e Armamento. Os GCMs de Rio Grande da Serra também terão aulas de Tiro Defensivo na Preservação da Vida, também conhecido como Método Giraldi, e de direção de viaturas.

Segundo o supervisor-administrativo do CRFSU, Cícero Ribeiro Silva, o primeiro mês das atividades deve ser focado em conteúdo teórico em sala de aula e avaliaçõesfísicas. A partir do segundo mês, serão iniciadas as orientações sobre práticas policiais, como aulas de tiro – a GCM de Rio Grande da Serra será equipada com pistolas 380 – e outras ações pertinentes às rondas na rua.

A partir do segundo mês, serão iniciadas as orientações sobre práticas policiais, como aulas de tiro – a GCM de Rio Grande da Serra será equipada com pistolas 380 – e outras ações pertinentes às rondas na rua.
Somente para as atividades com armas são necessárias 152 horas de treinamento, sendo 100 exigidas pela Polícia Federal (que concede a licença para a atividade) e outras 52 específicas para o Método Giraldi.
e outras 52 específicas para o Método Giraldi.

“Um dos objetivos do Centro Regional é buscar padronização dos procedimentos das GCMs no Grande ABC, respeitando, é claro, as especificidades de cada município. Aqui, a gente forma homens e mulheres para terem dois direitos constitucionais na área de segurança urbana: a vida e a liberdade”, afirmou o supervisor-administrativo do CRFSU. Aqui, a gente forma homens e mulheres para terem dois direitos constitucionais na área de segurança urbana: a vida e a liberdade”, afirmou o supervisor-administrativo do CRFSU.

Formação regional
Pioneiro do gênero em caráter regional no país, o Centro de Formação do Consórcio tem como objetivo integrar as ações das Guardas Municipais, seguindo os princípios da Política Nacional de Segurança Pública. Localizada em São Bernardo do Campo, a unidade oferece cursos de ingresso na corporação, formação continuada, ascensão na carreira e especialização. O objetivo do CRFSU é proporcionar uma formação de caráter integral e humanizadonão apenas para os guardas civis, mas também para profissionais de áreas como defesa civil e trânsito.

“Para nós, do Centro Regional, é uma enorme satisfação poder fazer parte desse trabalho e colaborar com a formação dos profissionais de segurança pública da nossa região”,
destacou o supervisor-administrativo do CRFSU, Cícero Ribeiro Silva.

0 0 90 29 maio, 2019 Minha Região, Rio Grande da Serra maio 29, 2019

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *