Grande ABC abre postos de saúde e tem Dia D de vacinação contra o sarampo neste sábado (20/7)

Grande ABC abre postos de saúde e tem Dia D de vacinação  contra o sarampo neste sábado (20/7)

Postado por: Minha Região ABC

O Grande ABC recebe neste sábado (20/7) o Dia D para vacinação contra o sarampo. Com a abertura das unidades de saúde da região neste dia, o objetivo é ampliar a cobertura vacinal dos jovens com idade entre 15 e 29 anos, público prioritário da campanha. Essa faixa etária, segundo a Secretaria Estadual da Saúde, é considerada a mais vulnerável a infecções por causa da baixa procura pela segunda dose da vacina.

Conforme orientação da pasta estadual, os municípios estão intensificando as ações de vacinação por conta da baixa adesão à campanha, iniciada em 11 de junho e que vai até 16 de agosto.

Até então, a ação acontecia somente em Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul. Agora, a Secretaria Estadual da Saúde estendeu a campanha também para Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, beneficiando, assim, toda a região.

“A Secretaria está monitorando a circulação do sarampo em São Paulo e, justamente por identificá-la em outros municípios, ampliamos a campanha com o objetivo de imunizar a população jovem, prioritariamente, e interromper a transmissão da doença nessas cidades”, afirma o Secretário de Estado da Saúde, José Henrique Germann Ferreira.

A pasta estadual informou que está firmando parcerias para ampliar o engajamento da população. Organizações públicas e privadas estão sendo mobilizadas pela secretaria, no sentido de ajudarem as prefeituras a alcançar com mais facilidade os moradores, com ações de vacinação em parques, residências, hospitais, bem como em escolas e universidades no período de volta às aulas, por exemplo.

Segundo dados da Secretaria Estadual da Saúde, em 2019, até o momento, foram confirmados 484 casos de sarampo em todo o Estado de São Paulo. No ABC, foram 49 registros da doença até então. A cidade que mais teve casos na região é Santo André (17), seguida por São Bernardo (12), São Caetano (8), Mauá (5), Ribeirão Pires (3), Diadema (2) e Rio Grande da Serra (2).

“Os números mostram que é de extrema importância a adesão do público-alvo da campanha da região para que o sarampo não circule pelo Grande ABC. Para isso, será realizado o Dia D no sábado, com o objetivo de oferecer aos moradores das sete cidades mais uma oportunidade de se vacinarem”, afirmou o presidente do Consórcio ABC e prefeito de Santo André, Paulo Serra.

Embora representem aproximadamente 20% da população paulista, esses jovens respondem por cerca de metade dos casos do Estado. Outros 36 registros da doença (17,5%) abrangeram crianças com menos de 12 meses, público já atingido na rotina pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), que prevê administração da tríplice viral aos 12 meses, e um reforço aos 15 meses com a tetraviral (sarampo, rubéola, caxumba e varicela).

Os profissionais de saúde das redes pública e privada também devem estar imunizados, considerando a possibilidade de contato com pessoas infectadas. Há contraindicação para gestantes e imunodeprimidos (com sistema imunológico enfraquecido) e pessoas submetidas a tratamento de leucemia e pacientes oncológicos.

Crédito da foto: Divulgação/Governo do Estado de São Paulo

0 0 106 19 julho, 2019 Minha Região, Regional julho 19, 2019

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *