Guarda ambiental de SBC apreende 40 aves fruto de contrabando

Guarda ambiental de SBC apreende 40 aves fruto de contrabando

Postado por: Minha Região ABC

Cerca de 40 aves silvestres foram apreendidas na manhã desta terça-feira (17/04), durante patrulhamento preventivo da Guarda Ambiental de São Bernardo, na Rua Ademir de Menezes, no Jardim Calux. Entre os animais confiscados estão dois papagaios, além de canários da terra, trinca-ferros, tizius, tico-ticos e coleirinhas, cujas posses devem ser autorizadas pelo Instituto Brasileiros de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

O flagrante ocorreu por volta das 8h30, após vistoria de documentação de um dos animais que se encontrava em gaiola exposta do lado de fora do imóvel. Ao adentrar a casa, no entanto, a guarda se deparou com as demais aves mantidas de forma irregular.

Ao lado das aves, foram encontrados cadernos com valores atribuídos a cada espécie, além de lista dos supostos compradores e de pagamentos efetuados e pendentes. O responsável pelo imóvel onde os animais foram descobertos, Francisco Aldir Costa de Oliveira, foi conduzido à Delegacia de Meio Ambiente (Dicma), onde responderá por posse ilegal de espécies nativas. A multa para cada ave apreendida está estipulada em R$ 1 mil.

De acordo com a supervisora da Guarda Ambiental, Fernanda Portela da Silva, as aves serão encaminhadas a locais adequados para seu desenvolvimento. A expectativa é que os dois papagaios sejam levados ao zoológico do Parque Estoril, enquanto os demais animais para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), em Cubatão, e ao centro de triagem do próprio Ibama, responsáveis pela recuperação e reintrodução desse animais na natureza.

Texto: Redação
Foto: Divulgação

0 0 105 18 abril, 2018 Minha Região, São Bernardo abril 18, 2018

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *