Obra que complica trânsito na Anchieta não será entregue no prazo

Obra que complica trânsito na Anchieta não será entregue no prazo

Postado por: Minha Região ABC

As obras de ampliação da Via Anchieta, entre o km 23 e o km 18, em São Bernardo, que têm complicado a vida dos motoristas que passam pelo local, não serão finalizadas no przo previsto inicialmente. A Ecovias, concessionária responsável pela via, diz que 75% dos trabalhos foram concluídos e que a previsão de entrega é no final de julho. Só que a data estipulada inicialmente para encerrar as interdições no local era até maio.

Segundo a empresa, cerca de 250 operários trabalham das 7h às 20h todos os dias, inclusive aos finais de semana, para concluir as intervenções. “Após finalizados, usuários da Via Anchieta, em especial os moradores do Grande ABC, que utilizam a via nos deslocamentos de rotina, terão mais fluidez tanto no sentido do Litoral quanto na direção da Capital. Com a nova configuração, a rodovia passará a contar, neste trecho, com seis faixas na direção de Santos – quatro na pista marginal e duas na central – e cinco faixas voltadas para São Paulo – três na marginal e duas na central”, diz a Ecovias.

A Ecovias condiciona o atraso da obra à “alta incidência de chuva na região no período mais pesado dos trabalhos”, o que prejudicou o cronograma estabelecido previamente. De acordo com dados da Somar Meteorologia, no período de outubro de 2017 a março de 2018, choveu 1043 milímetros, volume 35% maior que o registrado um ano antes.

No momento, já estão 100% concluídos o alargamento do viaduto Luiz Martins de Oliveira, no km 21+800, que passa por cima da avenida João Firmino,  e a remodelação da passarela de pedestres localizada no km 21+360, que agora conta com uma rampa de acesso para cadeirantes. Os serviços de terraplanagem e pavimentação estão avançados e os novos muros de contenção, praticamente prontos.

Interferências na via

Para continuação das obras, alguns desvios  e interdições ainda são necessários. É o caso da alça localizada na saída do km 22, no acesso aos bairros Assunção e Alvarenga, que permanecerá bloqueada até a finalização dos trabalhos. Como alternativa, os usuários podem utilizar as saídas do km 23 (bairro Demarchi) — veículos leves e pesados — ou do km 19 (Centro) — somente veículos de passeio.

Para quem sai do bairro pela avenida João Firmino para acessar a pista norte da rodovia, também há alteração no trajeto. Neste caso, o usuário deve utilizar um desvio provisório que dará acesso à rua Manoel Coraza e posteriormente à via Anchieta, na altura do viaduto Moysés Cheid. Neste trecho, o tráfego é restrito aos veículos com até 4,2 metros de altura. Os demais devem acessar a via Anchieta no sentido Litoral e retornar no km 23.

A pista central da via Anchieta no sentido Litoral também está bloqueada na altura do km 18 por conta das intervenções. No local, há um desvio para a pista marginal.

0 0 1245 14 maio, 2018 São Bernardo maio 14, 2018

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *