Paula Fernandes é a estrela da Festa do Pilar de Ribeirão Pires em 2018

Paula Fernandes é a estrela da Festa do Pilar de Ribeirão Pires em 2018

Postado por: Minha Região ABC

A Prefeitura da Estância Turística de Ribeirão Pires realizará a tradicional Festa de Nossa Senhora do Pilar nos dias 28, 29 e 30 de abril e 1º de maio, na Avenida Santa Clara, s/n – bairro Santa Clara. O evento, realizado pela Paróquia da Santa Luzia, com o apoio da Prefeitura da Estância Turística de Ribeirão Pires, reúne artistas consagrados no cenário nacional e artistas locais, da música sertaneja raiz e da música gospel, além de missas, romaria, artesanato e gastronomia.

Neste ano, os destaques ficam por conta da cantora sertaneja Paula Fernandes, que sobe ao palco da festa no dia 28 de abril, às 21h, e a consagrada cantora gospel, Olívia Ferreira, que se apresenta no dia 1º de maio, a partir das 18h.

“Tenho certeza que será um show lindo. Fico muito honrada e feliz em participar de uma festa tão tradicional como essa em Ribeirão Pires. Espero todo mundo lá, cantando, porque estamos preparando um repertório bem especial”, afirma a cantora Paula Fernandes, que se apresenta em Ribeirão pela primeira vez.

No dia 28 de abril (sábado), a programação da festa tem início com a apresentação do cantor Val Machado, às 17h. Em seguida, às 18h, a cantora Thainá Cardoso faz a abertura para o show de Paula Fernandes, que encerra o primeiro dia de festejos. Também às 18h, tem programação religiosa com missa na Capela.

No dia 29 de abril (domingo), será realizada a tradicional Cavalgada e Romaria em homenagem à Nossa Senhora do Pilar. Com a concentração marcada para 9h, no Complexo Ayrton Senna, os romeiros têm como destino a Capela do Pilar. A programação cultural terá início às 17h, com o melhor da música sertaneja raiz da dupla João Ramalho & Ulian. A festa continua com Leon Félix, às 18h, seguido pelo cantor Eric Russi, às 21h. Também às 18h de domingo, será realizada missa na Capela.

Na segunda-feira, dia 30, a partir das 19h30, a programação religiosa contará com a celebração de missa na Capela. No feriado do dia 1º de maio (terça-feira), a tradicional missa do Dia do Trabalho terá início às 10h, na Capela do Pilar. Às 14h, será realizada a Caminhada Mariana, com saída do trevo da Estrada Santa Clara e destino à Capela do Pilar. Em seguida, será celebrada Missa Campal, prevista para 16h. A programação cultural fica por conta da cantora gospel, Olívia Ferreira, às 18h, e da dupla sertaneja Allan e Maicon, que sobe ao palco às 21h, encerrando a 82ª edição da festa.

“A Festa do Pilar foi organizada com muito empenho, mantendo as tradições do município e fomentando o turismo da região. O festejo atrai público da região do ABC e Metropolitana, além da capital paulista. Por isso, o evento se faz importante e integra, inclusive, as ações elencadas no Plano Diretor de Turismo, que estabelece diretrizes para nortear o desenvolvimento do setor em curto, médio e longo prazo”, explica o secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, César Ferreira.

Sobre a Festa do Pilar
Criado em 1936, evento de cunho religioso realizou, nas primeiras edições, apenas romaria em dedicação à Virgem do Pilar. Em 1978, a Prefeitura oficializou a festa e passou a dar apoio nos preparativos e estrutura do evento.
O aspecto litúrgico (missa, missa campal, romaria, entre outros) é responsabilidade da comunidade da Paróquia Santa Luzia. O apoio da Prefeitura foi fundamental para o evento se tornar um dos mais tradicionais do Estado, realizado anualmente no final do mês de abril e começo de maio – coincidindo com as comemorações do 1º de Maio (Dia do Trabalho ou Dia do Trabalhador).
Celebrada na área externa da Capela do Pilar (a programação litúrgica realiza-se no interior da capela), a festa se assemelha a uma grande quermesse, com atrações folclóricas, música popular – artistas locais e grandes nomes da música brasileira, gastronomia e exposições. De acordo com registros históricos, a capela foi construída por Corrêa Lemos em cumprimento de promessa, após ter tido grave enfermidade curada. Em homenagem a Nossa Senhora do Pilar, Lemos ergueu a capela e trouxe imagem da Santa da Espanha.
Pesquisas indicam que a capela, construída em taipas de pilão, com 40 cm de espessura, foi abençoada pelo Frei Pacífico, no dia 25 de março de 1714. Apesar de existirem várias vertentes explicando sua construção, a capela, localizada na Avenida Santa Clara, no bairro Santa Clara – é importante marco para toda a região, uma vez que ao seu redor surgiram os primeiros núcleos de moradores da cidade.

Serviço
82ª Festa de Nossa Senhora do Pilar
Endereço: Av. Santa Clara, s/nº – Santa Clara

Programação:
Dia 28/04 – sábado
17h – Val Machado
18h – Thainá Cardoso
18h – Missa na Capela
21h – Paula Fernandes

Dia 29/04 – domingo
9h – Cavalgada – saída Complexo Ayrton Senna/ destino Capela do Pilar
17h – João Ramalho & Ulian
18h – Leon Félix
18h – Missa na Capela
21h – Eric Russi

Dia 30/04 – segunda-feira
19h30 – Missa na Capela

Dia 01/05 – terça-feira
10h – Missa tradicional na Capela
14h – Caminhada Mariana – saída Trevo da Estrada Santa Clara/ destino Capela do Pilar
16h – Missa Campal
18h – Olívia Ferreira
21h – Allan e Maicon

0 0 186 17 abril, 2018 Meu Lazer, Meu Lazer Destaque, Ribeirão Pires, Shows abril 17, 2018

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *