Postos de saúde do ABC estarão abertos neste sábado (4/5) para vacinação contra a gripe

Postos de saúde do ABC estarão abertos neste sábado (4/5) para vacinação contra a gripe

Postado por: Minha Região ABC

A Campanha Nacional de Vacinação contra o vírus Influenza terá seu Dia D no Grande ABC neste sábado (4/5). Nessa data, as unidades de saúde na região estarão abertas para atendimento à população público-alvo da campanha.

A imunização contra o vírus Influenza é fundamental na prevenção de complicações da gripe, principalmente, entre as pessoas que compõem o grupo de risco coberto pela campanha, conforme orienta o coordenador do Grupo de Trabalho (GT) Saúde do Consórcio e secretário de Saúde de São Bernardo do Campo, Geraldo Reple Sobrinho.

“Imunizar a população significa que estamos impedindo a circulação do vírus. As doses previnem que as pessoas fiquem doentes e amenizam as complicações em casos de problemas respiratórios”, afirmou Reple.

A campanha neste ano teve início em todo o Brasil em 10 de abril e foi dividida em etapas. Na primeira fase, que foi até 18 de abril, foi priorizado o grupo mais vulnerável, composto por crianças de até seis anos e grávidas em qualquer período.

A partir desta segunda fase, iniciada em 22 de abril, a dose foi disponibilizada para todo o público-alvo da campanha, incluindo trabalhadores da saúde, idosos, professores de escolas públicas e privadas, povos indígenas, pessoas com comorbidades (duas ou mais doenças simultaneamente) e outras condições clínicas especiais, jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, funcionários do sistema prisional e pessoas privadas de liberdade.

A terceira etapa da campanha é o Dia D, neste sábado, para todos os grupos do público-alvo. De acordo com o Ministério da Saúde, em relação ao ano passado, houve alteração na composição da vacina. Como o vírus da gripe sofre mutações constantes, a vacinação anual é imprescindível, inclusive para os grupos selecionados que já foram imunizados anteriormente. A campanha segue até 31 de maio.

0 0 836 03 maio, 2019 Minha Região maio 3, 2019

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *