Prefeitura de Diadema anuncia 80 novos GCMs e caminhão com jato d’água para conter pancadões

Prefeitura de Diadema anuncia 80 novos GCMs e caminhão com jato d’água para conter pancadões

Postado por: Minha Região ABC

A Prefeitura de Diadema entregou nesta terça-feira, 23/6, um caminhão para Guarda Civil Municipal e recebeu 80 novos integrantes para a corporação. A cerimônia para apresentação dos novos integrantes aconteceu no Pátio das Bandeiras, no Paço Municipal, sem público e seguindo as recomendações do Ministério da Saúde.

A ação trará um reforço nas ações desenvolvidas pela GCM, totalizando 300 agentes. Esse é o maior contingente ao longo de 20 anos da corporação.

Os 80 novos guardas receberão treinamento divididos em dois pelotões (Eco e Fox) durante quatro meses. Serão aproximadamente 770h de aulas teóricas e práticas com estágio em serviço. Dos 80 guardas, 11 são mulheres.

“Hoje é um dia histórico para segurança pública de Diadema com a chegada dos novos integrantes. Vocês têm a missão de servir e, com certeza, vão ajudar a proteger a cidade, o patrimônio público e colaborar com a qualidade de vida da população”, comentou o secretário de Defesa Social, Paulo Alexandre Fagundes. 

Os novos guardas municipais estavam animados. “Integrar a GCM de Diadema para mim é a realização de um sonho. Estava ansioso aguardando a chegada deste dia. O sentimento é de felicidade”, comentou o novo guarda municipal, José Soares Sobrinho.

 O GCM, Marivaldo Nunes, também falou sobre integrar a guarda de Diadema. “Me coloco à disposição da cidade. Darei o meu melhor como guarda municipal”, comentou.

Tempestade

Durante a cerimônia foi entregue um caminhão de combate preparado para operações especiais denominado Tempestade. Ele foi adaptado com verba do Fundo Municipal de Segurança para realizar operações de distúrbio civil, os populares pancadões, e ações especiais da GCM.

Com capacidade de cinco mil litros de armazenamento foi instalado um jato de pressão d’água. “O caminhão Tempestade é algo inovador. Ele vai potencializar a capacidade das ações do Programa Casa em Ordem, preservando a integridade física da equipe, além de reduzir gastos com insumos”, afirmou o prefeito Lauro Michels. 

O caminhão inicia as atividades no próximo final de semana.

Guarda Civil Municipal

A GCM foi criada pela Prefeitura, por meio da Lei Complementar Municipal nº 100, de 12 de novembro de 1999. Em seu artigo 2º, a lei estabelece que ela “é uma corporação uniformizada e armada, de caráter civil, com estrutura, hierarquia e disciplina fundamentados nas Constituições Federal e Estadual, na Lei Orgânica do Município de Diadema, com Estatuto e Regulamento Disciplinar, atuando em consonância com princípios éticos, com a promoção e valorização do respeito e proteção à dignidade da pessoa humana, à justiça social e à compreensão das diversidades”.

0 0 665 23 junho, 2020 Diadema, Minha Região junho 23, 2020

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *