Santo André amplia para outros pontos troca de lixo por alimentos

Santo André amplia para outros pontos troca de lixo por alimentos

Postado por: Minha Região ABC

O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) anunciou que irá ampliar o projeto Moeda Verde, que realiza troca de lixo reciclável por alimentos hortifrútis, como verduras e legumes.

A ação, que desde novembro do ano passado era realizada somente no Núcleo dos Ciganos (em Utinga), começou a ser feita ontem também na comunidade carente do Parque Capuava, à beira da avenida dos Estados. Amanhã, a prefeitura também instala uma tenda do programa no Jardim Cipestre, completando o terceiro local do projeto no município.

Nesses dois novos pontos, o projeto será realizado da mesma maneira que era feito no Núcleo dos Ciganos. Uma van com produtos hortifruti irá a esses endereços a cada 15 dias. O morador que levar cinco quilos de materiais recicláveis, como plástico, vidro, metais e papelão, por exemplo, recebe um quilo de alimento em troca, podendo escolher entre frutas, legumes e verduras. Não há limite de quilos para fazer as trocas – ou seja, quanto mais peças levar, maior a quantidade de alimentos que pode receber.

O prefeito Paulinho Serra (PSDB) afirmou que o Semasa mapeou 82 pontos de descarte irregular de lixo que pode receber o programa futuramente. “Talvez não com o mesmo sistema ou frequência igual como foi feito no Ciganos, mas a gente quer levar para a cidade inteira.”

Segundo o chefe do Executivo, uma van itinerante por todos esses locais listados pode ser o modelo a ser adotado em outros pontos do município. “É uma ideia. Está sendo avaliado ainda por nossa equipe. O mais importante era consolidar o projeto. E a população entendeu, a experiência no núcleo dos Ciganos mostra isso. Hoje, há uma disputa saudável por recicláveis porque as pessoas querem trocar por comida”, disse o prefeito.

Texto: Redação
Foto: Divulgação

0 0 1125 24 abril, 2018 Minha Região, Santo André abril 24, 2018

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *