São Bernardo ganha sistema de transporte coletivo por aplicativo

São Bernardo ganha sistema de transporte coletivo por aplicativo

Postado por: Minha Região ABC

São Bernardo terá a partir de 29 de maio uma nova alternativa de transporte coletivo: o UBus, que oferecerá vans que fazem percurso de linhas municipais de ônibus em que as viagens podem ser compradas e solicitadas por aplicativo, via smartphone.

O produto está sendo desenvolvido para operar com sistemas de transportes existentes. A primeira parceira será a SBCTrans, com piloto em São Bernardo. A princípio, o município receberá quatro vans, que irão atuar em duas linhas. O sistema é inédito no ABC.

Como funciona?

O serviço funciona por meio de um aplicativo sob demanda. O usuário escolhe seu destino final e insere na ferramenta. Automaticamente, o UBus sugere as rotas mais próximas do usuário.

As passagens do UBus serão compradas na hora da escolha do percurso, pelo aplicativo. A compra pode ser realizada por meio de cartões de débito e crédito e, assim que efetivada, gera um QR Code (código de leitura) para acesso ao veículo. Neste momento, também é selecionada a poltrona que irá utilizar.

Embora as vans percorram um trajeto preestabelecido, não há pontos específicos de parada. Elas irão pegar os clientes em qualquer local dentro da sua linha. O sistema avisará o motorista quando estiver se aproximando de um passageiro, para que possa parar e pegá-lo.

O usuário, por meio de geolocalização, será direcionado para a linha mais próxima de onde está. Ao final do percurso, a van irá deixá-lo no local mais perto do destino final ou do ponto para acessar o modal seguinte.

Agendamento das viagens

Todas as viagens são agendadas, com horário predeterminado, de acordo com a localização do passageiro. Por isso, é possível mais organização e otimização do tempo do usuário.

Também é possível fazer compras por lote. “Um trabalhador que faz o mesmo percurso todos os dias pode adquirir as passagens da semana ou do mês de uma só vez, garantindo seu assento”, esclarece o diretor-executivo do UBus e idealizador do projeto, Rodney Freitas. “Caso seja necessário alterar o horário, basta modificar pelo aplicativo. Nestes casos, de compra por lote, serão concedidos descontos na tarifa, que serão definidos com o concessionário.”

Pelo aplicativo, o usuário poderá definir a rota (partida e destino), escolher o melhor trajeto, reserva de assento, pagar, acessar o ticket de embarque (QR Code), compra em lote, compra agendada e chat com o SAC.

A ferramenta também tem um espaço para sugestão de rotas por parte do passageiro, além de fazer a distribuição de carros segundo a procura. O valor da tarifa do UBus ainda não foi divulgado.

Regulamentação

Todos os carros do UBus seguirão as mesmas normas que os ônibus em circulação. Ou seja, devem respeitar os termos do acordo entre o concessionário e o poder público.

As vans serão conduzidas por motoristas da própria concessionária, ou seja, profissionais treinados e aptos a operar transporte coletivo, com carteira assinada e benefícios conforme as leis.

Os carros do UBus também terão o mesmo critério de manutenção preventiva e revisão mecânica do que os ônibus regulares. Em caso de acidente, as vans terão as mesmas coberturas e atendimento do transporte regular.

Todas as vans do sistema terão Wi-Fi, ar-condicionado, TV, carregadores de celular e oferecerão água.

Texto: Redação
Foto: Divulgação/UBus

0 3 1507 23 março, 2018 São Bernardo março 23, 2018

3 comments

  1. Jorge Cosme de Aragão santos.

    Sobre o aplicativo muito bom mais gostaria de saber se vai abrir vaga para motorista pois tenho categoria d e onde devo fazer a escricao pra a vaga .

    Reply
  2. Jorge Cosme de Aragão santos

    Sobre o aplicativo muito bom mais gostaria de saber se vai abrir vaga para motorista pois tenho categoria d e onde devo fazer a escricao pra a vaga .

    Reply
  3. Jorge Cosme de Aragão santos

    Sobre o aplicativo muito bom mais gostaria de saber se vai abrir vaga para motorista pois tenho categoria d e onde devo fazer a escricao pra a vaga .como devo fazer a escricao

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *