SBC inaugura primeiro corredor de ônibus de 11 prometidos para 2016

SBC inaugura primeiro corredor de ônibus de 11 prometidos para 2016

Postado por: Minha Região ABC

O primeiro corredor exclusivo para o transporte coletivo municipal de São Bernardo, instalado na Avenida João Firmino, no bairro Assunção, teve as operações oficialmente inauguradas nesta quinta-feira (07/06), dando início a um novo modelo de Mobilidade Urbana no município. O trecho faz parte de um pacote de 11 corredores de ônibus na cidade anunciado em 2012, pelo então prefeito Luiz Marinho (PT), para estarem prontos em 2016, mas que, após sofrer com paralisações nas obras, não tinha nenhum finalizado até então.

Previsto para ser entregue em 2014, mas com obras iniciadas só em 2016, o viário tem 2,6 quilômetros de extensão, conta com canteiro central para embarque e desembarque à esquerda, ciclovia, novos abrigos para passageiros, sinalização e acessibilidade, beneficiando diariamente cerca de 33 mil passageiros dos bairros dos Casa, Assunção, Alves Dias, Alvarenga e área central.

A estimativa é que durante a operação inicial o tempo do trajeto dos coletivos seja otimizado em cinco minutos, sendo que após o período de adaptação do novo modelo, a redução deverá ser ampliada para dez minutos.

“Esta é mais uma obra que encontramos paralisada no município e que, com planejamento, conseguimos destravar, acabando com os transtornos causados a quem depende e merece um transporte coletivo de qualidade. A priorização do transporte coletivo é um modelo que queremos valorizar ainda mais nesta gestão. Somente em 2018, teremos cerca de 40 quilômetros de corredores na cidade, incluindo os trechos do Alvarenga e da Avenida Senador Vergueiro”, explicou o prefeito Orlando Morando.

Ao todo, foram investidos R$ 11,9 milhões no conjunto de obras da João Firmino, que inclui a instalação de 12 paradas, sendo duas por sentido: Josefina Secol, Elis Regina, Cristiano Angeli, Álvaro Guimarães, KasatoMaru e PS Central.

Serão 49 veículos destacados para a nova operação, realizando cerca de 600 viagens diárias. A operação inicial do corredor será executada por meio de cinco linhas, que já percorrem toda extensão do corredor (05 – Jardim Laura/Paço, 5B – Parque dos Químicos, 07 – Cooperativa/Paço (que terá o itinerário alterado para percorrer o corredor nos dois sentidos), 9B – Circular São Pedro/Santo Inácio e 11 – Orquídeas/Paço) e que têm frota de veículos padrão e articulados (BRT), com possibilidades de portas do lado esquerdo.

Outras oito linhas que percorrem parcialmente a Avenida João Firmino não serão atendidas pelo corredor, mantendo as paradas na faixa à direita: 7A – Mizuho/Paço, 7N – Circular Jardim Nazareth/Rodoviária, 10 – Vila Ferreira/Paço, 17 – São Pedro/Três Marias via São Jorge, 36 – Paço/Jordanópolis via Vila Euro, 43 – Detroit/Pauliceia via Rudge Ramos, 156 – Diadema/São Bernardo, 255 – Terminal São Bernardo/Jardim Padre Anchieta.

Operação assistida

A operação do corredor teve início, em caráter de teste, no dia 30 de maio, com acompanhamento de fiscais e agentes da Empresa de Transportes Coletivos (ETC) e da concessionária do transporte municipal, SBC Trans, que realizam trabalho de orientação aos usuários. A atividade assistida se estenderá por 90 dias, para aprimoramento dos serviços. Após período de adaptação, a Administração deverá iniciar o trabalho de fiscalização e penalização de motoristas que não respeitarem o uso exclusivo da faixa destinada aos ônibus. A medida será devidamente divulgada e sinalizada ao longo do corredor.

0 0 1967 07 junho, 2018 Minha Região, São Bernardo junho 7, 2018

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *