Sto. André vai refazer ponte na Av. dos Estados que antes dizia que não precisava construir

Sto. André vai refazer ponte na Av. dos Estados que antes dizia que não precisava construir

Postado por: Minha Região ABC

O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) abriu nesta quinta-feira (21) concorrência internacional para a construção de uma nova ponte sobre o rio Tamanduateí, na avenida dos Estados, na região de Santa Teresinha. A nova travessia ficará na altura do Sesi, nas proximidades da estrutura que precisou ser demolida no ano passado, após sofrer um dano estrutural irreversível.

O objetivo da obra, que será realizada na altura da rua Bartolomeu de Gusmão, é construir uma nova estrutura para atender o trânsito da via, favorecendo pedestres e motoristas no trecho de Santa Teresinha, da avenida do Estados, beneficiando especialmente o tráfego de usuários que desejam retornar sentido Mauá.

Quando a ponte desabou, o prefeito Paulinho Serra (PSDB) chegou a dizer que não seria preciso reconstruir o trecho porque no local seria feita um novo viaduto, que, futuramente, tornaria inútil a ponte. “O projeto que temos aprovado com recursos do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) já prevê a demolição desta ponte daqui dois anos e construção de novo viário sobre o rio Tamanduateí. A construção de uma nova seria, neste momento, desperdiçar dinheiro público”, disse o prefeito na ocasião.

O projeto prevê que esta nova ponte do Sesi ficará na direção da rua Bartolomeu de Gusmão e seus acessos cruzarão a praça Samuel de Castro Neves. A passagem terá 26 metros de comprimento, sendo composta por três faixas de rolamento com 3,50 m de largura cada uma. Em uma das laterais haverá ainda uma passagem de pedestres.

Além da ponte, a vencedora da licitação também deverá realizar adaptações no viário do entorno, além da adequação do sistema de micro-drenagem, para o escoamento adequado das águas de chuva. O custo previsto da obra é de cerca de R$ 4,8 milhões.

Contrapartida
Os recursos investidos servirão como contrapartida ao financiamento de US$ 25 milhões do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) ao município de Santo André, que serão utilizados para execução de um grande projeto de mobilidade na cidade. De acordo com a previsão do Semasa, a obra deve ter início ainda este ano, com previsão de término em seis meses após seu início. A data marcada para a abertura dos envelopes da licitação da nova ponte é 23 de julho.

Texto: Redação
Foto: divulgação

0 0 1170 22 junho, 2018 Minha Região, Santo André junho 22, 2018

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *